sexta-feira, 8 de abril de 2011

E agora os pés!!!


Não é segredo pra ninguém que os pés merecem cuidados especiais. E mantê-los hidratados e bonitos nem sempre é uma tarefa fácil.
Apesar de sabermos a importância dos pés bem tratados, esquecemos sempre o básico e o desleixo toma conta dos nossos queridos pezinhos que nos aguentam tanto!
Não nos basta, apenas, visitar a pedicure. É importante cuidarmos diariamente os nossos pés. Estaremos a contribuir para termos uns pés maravilhosos no Verão, sempre que usamos sandálias ou outro calçado aberto, mas essencialmente porque estamos a contribuir para o nosso bem-estar.
Eis alguns cuidados que devemos ter em conta:
Lixar os pés
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade devemos limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
Esfoliação aos pés
Fazer uma esfoliação ajuda a remover células mortas e melhorar a aparência  e além disso deixa os pés mais suaves, e permite que a hidratação funcione adequadamente. Existem muitos produtos com essa função que cumprem seu papel com dignidade, deixando a pedra pomes e as famosas lixas para os pés com inveja.Uma observação importante é que a lixa e a pedra pomes tendem a fazer uma esfoliação muito severa, fazendo com que os pés fiquem mais ásperos, por isso é bom ter cuidado!
Pés macios
Para amolecer a pele dos pés devemos deixá-los de molho, durante dez minutos, em água morna com sais de alfazema.  De seguida, massajar os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Devemos fazer isto uma ou duas vezes por semana.
Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massajar os pés com o creme.
Unhas impecáveis
Cortar  as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Usar um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também podemos  simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se formos regularmente à pedicure. Não devemos cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade  e se as cortarmos  demasiado podemos correr o risco de nos encravar uma unha.
Cuidado com as cutículas
Para termos  umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas temos de ter muito cuidado, pois podemos  correr o risco de ter uma inflamação. Se não estivermos  habituadas a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixarmos  esta tarefa para a pedicure.
Lave os pés
Lavar  muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um banho. Devemos  passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secarmos  muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.
Protector solar
Na praia, colocar  protector solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de evitarmos que a pele fique ressequida, estamos igualmente a prevenir o cancro de pele.
Calos: o que fazer?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, devemos  limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizermos nada, as calosidades  acumulam, o que é pior.
Depois de esfoliar e/ou  hidratar os pés estarão renovados, só resta caprichar nas unhas e sair por ai com uns  pés bonitos e saudáveis.
Afinal nós merecemos esse cuidado, não?

Mensagem By Beauty Blogger Paula Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar Aqui