terça-feira, 26 de julho de 2011

A Saúde é Beleza #1

O leite é um dos alimentos mais completos da alimentação humana, e é considerado um dos mais naturais, indispensável para ter ossos e dentes fortes e saudáveis. Beber leite é um hábito enraizado na cultura ocidental, é essencial para uma boa nutrição, e devemos beber leite todos os dias... certo?


Certíssimo...
excepto para quem sofre de Intolerância à Lactose!

O que é a Intolerância à Lactose?

É a incapacidade do organismo de digerir de forma eficiente a lactose (o açúcar natural do leite).
Para digerir a lactose, precisamos que o nosso corpo produza uma enzima - a lactase - que tem como função dividir a lactose nos seus componentes primários - a glicose e a galactose - permitindo a sua absorção para a corrente sanguínea. Quando o nosso corpo não produz lactase suficiente, a lactose chega ao intestino mal digerida e provoca sintomas de intolerância.

Serei Intolerante à Lactose?

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de intensidade, uma vez que a quantidade de produção da enzima varia de indivíduo para indivíduo. Se consome diariamente leite, natas e/ou iogurtes e diariamente sente desconforto abdominal, barriga inchada, flatulência (gases), dor, cólicas, diarreia ou prisão de ventre, ou náuseas, então provavelmente é intolerante à lactose. Se pensa que pode ser intolerante à lactose, consulte o seu médico e peça para fazer testes para confirmar esta condição, é importante!

Há cura?

A má notícia é que não há tratamento médico capaz de aumentar a produção da enzima lactase e, na maioria dos casos, a intolerância é para sempre e agrava-se com o passar dos anos. Surge em qualquer idade, e se há um ano atrás não tinha sintomas mas hoje tem, provavelmente tornou-se intolerante. Estima-se que a maioria da população mundial seja intolerante - num grau maior ou menos - a partir dos 3 anos de idade.

A boa notícia é que esses sintomas podem ser eliminados diminuindo ou mesmo eliminando da sua dieta o consumo de leite e derivados.


E agora? Não posso beber leite? Vou ficar com falta de cálcio? Como vou fazer???

Calma. Actualmente, há várias opções para quem - como eu - é intolerante à lactose.

Podemos substituir o leite de vaca por leite de soja, por exemplo. A oferta de produtos à base de soja é relativamente grande actualmente, e qualquer receita culinária que leve leite dito "normal" poderá levar igual quantidade de leite de soja. Existem também iogurtes de soja e natas de soja, basta procurar e provar. Ao princípio, estranha-se a consistência dos iogurtes (parecem mais pudim do que iogurte) e o sabor deste "leite", mas se experimentar as diferentes marcas e aromatizar com café, chocolate, mel ou canela, facilmente conseguirá adaptar-se. E os produtos derivados da soja são normalmente enriquecidos com cálcio e vitamina D, para os enriquecer nutricionalmente. Saiba mais sobre leite de soja em leitedesoja.com.


Se não conseguir mesmo adaptar-se às bebidas de soja, poderá experimentar leite sem lactose - em Portugal, neste momento, penso que só a Mimosa disponibiliza leite e iogurtes sem lactose. É leite de vaca ao qual foi adicionada lactase de forma a decompor a lactose e eliminar os sintomas da intolerância. Nem toda a gente consegue beber este leite e não ter nenhum sintoma, portanto vai mesmo ter de experimentar; eu pessoalmente sinto-me bem e sem nenhum desconforto :) Existe na variedade de leite meio-gordo mas já foi lançado também o leite magro sem lactose, em breve estará à venda nos super e hipermercados. E é leite que sabe a leite ;)

Relativamente ao queijo e manteiga, consuma moderadamente; tente descobrir quais as variedades que tolera melhor, e rejeite as outras. Lembre-se: os lacticínios são saudáveis e essenciais, mas só e apenas se o seu próprio organismo os considerar saudáveis. Insistir em beber leite e sujeitar-se ao desconforto, cólicas, e alterações da rotina intestinal não só não lhe faz bem como vai mesmo fazer-lhe mal! Além disso, o cálcio contido no leite não será bem absorvido se o seu corpo estiver em esforço a tentar digerir uma coisa para a qual já não está preparado; não insista.

Informe-se e ouça o seu corpo, a sua saúde agradece!

Mais informação sobre este assunto no site semlactose.com.


Gostarias de Encomendar Oriflame Online? Contacta-me já
Mensagem By Beauty Blogger Paula Romão
oriflame

oriflame Ao preencher este formulário terá acesso imediato a uma password para começar já a encomendar online!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar Aqui