segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Saúde É Beleza #13


Todos nós já tivemos insónias, pelo menos uma vez na vida. Passar a noite às voltas na cama, a rebolar de um lado para o outro, levantar para beber leite morno, voltar para a cama, as horas a passar e o sono que não vem. Na manhã seguinte, pouco depois de finalmente termos conseguido adormecer, toca o despertador e lá se começa o novo dia, com grande esforço e extremamente cansados. Sim, já todos passámos por isso...


Um adulto necessita de dormir cerca de 8 horas por noite, para que o organismo recupere e descanse do dia passado. Quando não dormimos tempo suficiente, o corpo e mente estão em esforço e esse esforço traduz-se em vários sintomas: cansaço, má-disposição, falta de paciência, irritabilidade, dificuldade de concentração, apatia, dificuldade de concentração e, claro, sonolência.

A insónia pode ter diferentes causas, e variam de pessoa para pessoa, pelo que cada um deverá fazer uma auto-análise e tentar perceber o que está a dificultar que o corpo cumpra a sua rotina de descanso. Porém, há alguns hábitos que podemos adoptar para nos ajudar a dormir melhor - por exemplo, ingerir alimentos para combater as insónias: alguns alimentos, pelas suas características nutricionais, quando consumidos regularmente, ajudam a dormir melhor. Vale a pena experimentar!

Alimentos para Combater as Insónias e Dormir Melhor

  • Banana - é rica em serotonina, uma substância responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar no nosso corpo
  • Vegetais Verdes - ricos em magnésio, cálcio e vitamina B, ajudam a acalmar
  • Chá de Camomila - chama-se chá mas é apenas infusão das folhas da camomila, não contém planta do chá (logo, não contém teína). Ajuda a relaxar. 
  • Chá Verde - sendo um estimulante, ajuda a reduzir a sonolência, por isso deve ser bebido de manhã e nunca após as 16h. Se diminuir a sonolência durante o dia, à noite terá um sono mais reparador
  • Alface - reconhecida pelas suas propriedades calmantes, pode ser ingerida crua, cozinhada ou sob a forma de chá (faça uma infusão com folhas de alface e beba antes de ir dormir)
  • Hortelã - ajuda na digestão e relaxa
  • Vinho Tinto - contém melatonina, substância que induz ao relaxamento do corpo. Basta um copo à refeição.

Bons sonhos!


Fonte: corposaudavel.net

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