A Saúde É Beleza #35

Uma caloria é a unidade usada para medir a energia contida nos diferentes alimentos, como já vimos aqui.

Todas as pessoas que já fizeram dieta pelo menos uma vez na vida, sabem que temos de ter cuidado com as calorias que ingerimos, pois se ingerirmos mais energia (mais calorias) do que aquela que gastamos diariamente, o nosso corpo armazena essa mesma energia em forma de reservas de gordura - os malfadados pneuzinhos que depois teimam em não ir embora. E engordamos. 

Nem todos os alimentos são iguais, pois diferentes tipos de alimentos contêm diferentes quantidades de calorias, por exemplo:
  • 1 grama de hidratos de carbono (amido ou açúcar) fornece 3,75 kcal
  • 1 grama de proteína tem 4 kcal
  • 1 grama de gordura contém 9 kcal 
  • 1 grama de álcool fornece 7 kcal
A gordura alimentar é a fonte mais concentrada de energia e por isso devemos limitar a ingestão de gordura quando o objectivo for perder peso.

Além de diferentes quantidades de energia, os diferentes tipos de alimentos também não são todos iguais em termos de nutrientes, e é esta a razão por que se fala de "calorias vazias": são calorias de um alimento pobre em nutrientes essenciais, por exemplo, com muito poucas vitaminas e com poucas ou nenhumas proteínas, como é o caso de um bolo ou bolacha.



Percebe-se então porque é que é preferível comer fruta do que comer um bolo, mesmo que a porção de fruta tenha exactamente as mesmas calorias que a porção de bolo - a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibras essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo e do nosso sistema imunitário, enquanto um bolo é rico em açúcar, amido e gordura e pouco ou nada contém de nutrientes essenciais. A fruta vai deixar-te saciado durante mais tempo, enquanto que o bolo vai fazer com que voltes a ter fome passado pouco tempo.

Gostarias de Encomendar Oriflame Online e com Desconto Imediato?
Gostarias de Ganhar um Rendimento Extra?
Podes Vender ou Angariar Clientes. Contacta-me Já!

Mensagem By Oriflame Beauty Blogger Paula Romão

Pedido de Informações
E-mail :

O teu interesse na Oriflame:
Cliente Vip Oriflame
Distribuidor Independente
Chefe Grupo
Telemóvel :



oriflame

Comentários

Mensagens populares