sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Máscara de Argila



Quem é que aqui nunca aplicou uma máscara?

Quem nunca o fez experimente, pois tenho a certesa que vai adorar a sensação depois de retirar a máscara e ainda mais vais gostar de ver o aspecto da sua pele após esse tratamento!

Para conhecerem um pouco mais sobre a Máscara de Argila e os seus beneficios nada melhor do que deixar aqui um texto sobre o assunto explicado por um médico.


"No sentido comum da palavra, a argila é uma espécie de terra barrenta utilizada maioritariamente, na olaria, como é do conhecimento de todos. Contudo, devido à sua composição química e mineralógica, a argila possui características terapêuticas importantes. Apesar de não existirem muitos estudos científicos sobre esta matéria e a maior parte dos dados serem apenas empíricos, na minha opinião, a argila é uma substância a que se deve dar algum destaque, quanto mais não seja pelos positivos resultados práticos já constatados.

Existem inúmeras referências históricas quanto ao uso da argila. Por exemplo, os egípcios utilizavam esta substância na mumificação dos corpos devido às suas características anti-sépticas. Porém, durante os últimos séculos a argila tem sido alvo de estudos por parte de alguns cientistas, havendo referências bibliográficas, ainda que dispersas, sobre os seus benefícios.

É importante salientar que não existe apenas um tipo de argila, mas sim vários. Devido a este facto, os componentes da argila podem variar consoante o tipo de que se trata. Contudo, basicamente, essas diferenças não modificam os seus principais efeitos terapêuticos. Assim, a argila é composta essencialmente por silicato de alumínio, por ferro, magnésio e cálcio. O componente mais importante da argila é o silicato de alumínio, cuja concentração é sempre elevada em qualquer tipo de argila. É também necessário referir que a qualidade da argila depende da pureza das suas partículas que não devem ultrapassar 1 a 2 micros (milésima parte de 1 milímetro).

A argila, apresenta então, várias propriedades devido à sua composição química. Desta forma, destaca-se a sua capacidade de absorção (é capaz de absorver até 8 volumes equivalentes de água). Esta propriedade absorvente actua também sobre os gazes e os odores. Outra propriedade referida é a sua forma particular de selecção, isto é, segundo alguns estudiosos, a argila poderá actuar como catalisador ao atrair os micróbios, as bactérias, os vírus ou as impurezas.

De entre os principais tipos de argila vulgarmente comercializados, destaca-se a argila verde (ou de cor acinzentada). Existem ainda, de acordo com a sua composição, argilas de cor branca, amarela, avermelhada e outras. Devido à sua capacidade absorvente e ao seu elevado teor de silicato de alumínio, a argila é utilizada, por via interna, principalmente nos problemas que afectam o aparelho digestivo. Assim, actua beneficamente ao criar uma espécie de película protectora sobre a mucosa gastrointestinal, agindo como cicatrizante. Desta forma, esta substância é utilizada em afecções gastrointestinais como úlceras, cólicas, absorção de gases, diarreia, etc.. Possui ainda uma acção vermífuga. No caso das afecções descritas persistirem ou se revelarem graves, o conselho médico será indispensável. A argila encontra-se disponível em pó (que de preferência deverá ser muito fino e sem impurezas) ou sob a forma de comprimidos. A forma em pó é geralmente misturada em água e ingerida. Neste caso, toma-se normalmente uma colher de café diluída num copo de água mineral, antes de cada refeição. A argila desfeita em água pode ainda ser utilizada em irrigações, inalações, lavagens e gargarejos.

Devido à sua acção anti-inflamatória, pode usar a argila, externamente, em emplastros, cataplasmas, banhos, máscaras, etc., podendo o seu uso revelar-se útil em equimoses, contusões, entorses, artroses, etc.. Em casos de lesões inflamatórias ou traumáticas recentes, os emplastros de argila deverão ser frios (à temperatura ambiente). Se se tratarem de lesões crónicas articulares com rigidez, cólicas renais, por exemplo, os emplastros deverão ser quentes (cerca de 40 º C). A argila é ainda usada na composição de inúmeros produtos cosméticos, nomeadamente em máscaras de limpeza facial e corporal que, devido ao seu poder absorvente, se revelam úteis na remoção do excesso de oleosidade da pele e em casos de acne.

Os benefícios da argila podem ainda ser potenciados através de outras terapias, como é caso da fitoterapia. É também comum as aplicações de argila serem utilizadas durante os tratamentos nas estâncias termais.

É importante ainda salientar que, quer seja por via interna, quer seja por via externa, o uso da argila deverá sempre ser supervisionado pelo seu médico ou por um terapeuta credenciado. Devido à sua rica composição química, a argila pode estar contra-indicada em algumas situações. Assim, por exemplo, por via interna, a argila tem tendência para agravar a prisão de ventre. Por via externa, não deverá ser usada sobre cancros do seio e outras massas tumorais superficiais ou cutâneas, queimaduras e infecções cutâneas.

Devido ao teor de silicato de alumínio não deverá manusear a argila com utensílios de metal (ferro branco, alumínio, cobre, etc.), a não ser que se trate de aço inoxidável. Devem ser excluídos igualmente os utensílios de plástico. Deve utilizar recipientes em barro, louça, esmalte ou vidro. A argila utilizada em aplicações externas deverá ser rejeitada após a utilização e não deverá voltar a ser utilizada, pois fica impregnada de toxinas, células mortas, etc..

Para além da necessidade e importância do conselho médico já referido, lembro que não existem suplementos milagrosos, pelo que não deve esquecer a importância de uma vida saudável: alimentação moderada e equilibrada, sono em qualidade e quantidade e exercício físico regular."


Espero que tenham gostado da explicação e agora toca a colocar uma Máscara de Argila.


Gostarias de Encomendar Oriflame Online?
Contacta-me já
Mensagem By Beauty Blogger
Vânia Martins

oriflame


Ao preencher este formulário terá acesso imediato a uma password para começar já a encomendar online!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar Aqui