segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Saúde É Beleza #20

Chás, Tisanas e Infusões são uma óptima escolha para manter a hidratação do nosso corpo, principalmente para quem sente dificuldade em beber 1,5  a 2 litros de água por dia. Acrescentando algum sabor à água, torna-se mais fácil e mais agradável bebê-la.

No Verão, bebe-se chá gelado, e agora no Inverno sabe tão bem uma chávena quentinha, a fumegar!



Mas convém saber distinguir o Chá das Tisanas e infusões porque as diferenças são várias e importantes.


O que é o Chá?
Chama-se Chá à infusão de folhas da Camellia Sinensis, a Planta do Chá. Dependendo do processo de apanha, preparação e acondicionamento das folhas da Planta do Chá, teremos Chá Verde, Chá Preto, Chá Branco ou Chá Oolong. Não deve ser ingerido em quantidade superior a 1 litro por dia (para evitar a perda de sais minerais, uma vez que o Chá tem propriedades diuréticas), e por conter teína (vulgarmente designada por "cafeína do chá") é um óptimo estimulante mas deverá ser consumido com moderação para evitar insónias e agitação em pessoas propensas a estes sintomas.


Tisanas e outras Infusões
Várias vezes confundidas com chá, as tisanas e infusões são bebidas preparadas com outras ervas que não a Planta do Chá. O tão conhecido "chá de camomila", por exemplo, é uma infusão feita com flores de camomila; não é verdadeiramente chá, pois não se usa a planta do chá, (logo, não contém teína) - correctamente, deveria chamar-se "tisana de camomila".

Para além da enorme variedade de sabores disponíveis na natureza, se não adicionar açúcar, pode beneficiar em pleno dos aromas, com a vantagem de estarem isentas de calorias!

Obtemos uma Tisana quando colocamos as ervas numa panela com água a ferver cerca de 5 minutos e deixamos repousar por mais algum tempo, antes de beber. A Infusão é feita quando deitamos a água a ferver sobre as ervas dentro de um recipiente (um bule, um jarro ou mesmo uma chávena) e deixamos repousar. O tempo de repouso varia consoante o tipo de erva. A tisana é mais forte em sabor, aroma, cor e princípios activos do que uma simples infusão da mesma erva.


Algumas sugestões:
  • Flor de Sabugueiro e Tomilho: recomendados para constipações
  • Hortelã: as suas folhas secas aliviam náuseas e ajudam na digestão
  • Gengibre: é eficaz a combater enjoos e é também seguro para grávidas
  • Erva-Cidreira: aquece o estômago e favorece a digestão




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