A Saúde É Beleza #31



O Açúcar e alimentos que contêm Açúcar são associados a momentos de prazer e bem-estar, a um jantar mais elaborado com uma a sobremesa deliciosa ou a um lanche com as amigas. Poderá o Açúcar ser um vício??

Sim, pode ser um vício e provocar dependência, tal como o café ou o tabaco, por exemplo. Parece estranho mas é verdade! Isso pode explicar aquela vontade súbita de comer uma coisa doce e a sensação de calma que se segue a seguir a comer um bolo ou um pedaço de chocolate.

A ingestão de Açúcar desencadeia a libertação de neurotransmissores no nosso cérebro, tais como a serotonina e as endorfinas, substâncias essas que estão associadas a sensações de prazer, bem-estar e serenidade. Ao consumir Açúcar e alimentos açucarados em excesso, é possível desenvolver uma dependência subtil que cria a necessidade de ingestão regular de doces, para manter aquela boa disposição mais ou menos constante. Já te aconteceu?

Como qualquer outra dependência, esta também é negativa e deve ser quebrada.

Há algumas dicas bastante úteis para ajudar a contrariar a dependência do Açúcar:

  • não adiciones açúcar às bebidas: se gostas de chá/café/leite bem docinhos, começa devagar e gradualmente a reduzir a quantidade de açúcar que usas, e em pouco tempo vais conseguir beber com pouco ou nenhum açúcar. não uses adoçante, se possível, pois vai apenas manter a necessidade que tens de sentir um sabor demasiado doce
  • não cortes totalmente nos doces: ia aumentar a frustração e irritação e o mais provável é que depois exagerasses ainda mais. reserva esses pequenos prazeres para apenas um dia da semana, e garante que são sé pequenos prazeres (2 quadradinhos de chocolate ou uma fatia do teu doce preferido e não mais do que isso)
  • prefere sobremesas mais saudáveis: a fruta é naturalmente doce e essencial à saúde do nosso organismo, podes satisfazer os desejos de açúcar comendo uma pêra, alguns morangos ou outra fruta de que gostes. A gelatina também é uma boa opção, e para os mais gulosos, leite creme ou arroz doce caseiros e com pouco açúcar são boas opções - sempre em doses moderadas e apenas de vez em quando.
  • faz lanches saudáveis e equilibrados: a meio da manhã ou da tarde, por que não um iogurte magro, com ou sem pedaços, e com fruta? Para tornar mais saboroso e nutritivo, podes juntar um pouco de muesli ou granola sem adição de açúcar (encontras nas secções de alimentação racional, em qualquer supermercado)
  • escolhe pratos com sabores diferentes e diversos: não queiras só um bife com arroz, ou um peixinho com batata, junta-lhe alguns vegetais variados de que gostes mais e um pouco de maçã, banana ou laranja. pode parecer estranho mas vai saber-te melhor e ajudar a suportar melhor a ausência daquele docinho que não vais comer depois
  • se gostares de comida picante, tempera os teus pratos com malagueta: é rica em capsaicina, um componente que não só dá o sabor picante como estimula os mesmos centros nervosos de prazer que o açúcar, e ajuda assim a comer menos doces.


Fonte: revista Prevenir - Janeiro 2012

Gostarias de Encomendar Oriflame Online e com Desconto Imediato?
Gostarias de Ganhar um Rendimento Extra?
Podes Vender ou Angariar Clientes. Contacta-me Já!

Mensagem By Oriflame Beauty Blogger Paula Romão

Pedido de Informações
E-mail :

O teu interesse na Oriflame:
Cliente Vip Oriflame
Distribuidor Independente
Chefe Grupo
Telemóvel :



oriflame

Comentários

  1. Então eu acho que sou depende de açúcar, mesmo! Todos os dias preciso de um docinho.. principalmente depois das refeições.. abuso mesmo. Vou tentar seguir essas dicas obrigada *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares